domingo, 30 de novembro de 2008

O LIVRO AZUL DE FERNANDO FARIAS



Mesmo recorrendo ao bom humor para nos fazer pensar aqui são 12 histórias curtas, leves, gostosas de ler. Eis as informações sobre cada conto, conforme comentários da professora Aline Carolina Farias, formada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco.






LULUZINHO
Mais uma vez Fernando Farias procura avacalhar com o machismo. Para o autor o homem tem mesmo é que ser submisso.

O CONGO SAGRADO TIBETANO
Este conto concorreu a um concurso promovido pela Revista Piauí. Não foi selecionado. Uma pena, pois é bem melhor do que os que ganharam. Do Tibet ao Rio de Janeiro, um desfile de desencontros.

VALQUIRIA
Seria um poema? Uma crônica? Talvez apenas um lamento.

A CASA DOS SETE GATINHOS
Publicado em coletâneas e sites este é uma das primeiras histórias que surgiu nos exercícios das Oficinas Literárias organizadas pelo Escritor Raimundo Carrero. Era apenas uma brincadeira com Cenários e Cenas. Um sucesso.

REDAÇÃO
A visão do mundo na redação escolar de uma criança, quem sabe aos cinco anos de idade, pois “quando a lua acorda vira um sol...”.

ENTRE SETE ESTRELAS
No futuro não se achará a cura para a depressão e a solidão. Nem na distante constelação de Touro quando tudo se acabar. Este é o mote do conto que intitula este Livro Azul.

EM NOME DA VERDADE
A releitura de um conto popular infantil contatada a partir da visão de um sofrido personagem que vem sendo escrachado ao longo dos séculos. Fernando Farias sai em sua defesa com bom humor.

JOVELINA NO PLANETA DOS MACACOS
Os boatos são perigosos nas favelas recifenses. Fernando Farias gosta de escrever sobre os nomes e suas conseqüências nas vidas das pessoas. Drástico.

DINOSAUROS
A brincadeira das crianças agora é no futuro, quando as viagens no tempo foram dominadas pela ciência. Bom humor.

VIA LÁCTEA
O diálogo entre o marido e a esposa no café da manhã. Surrealismo puro. As distâncias são grandes. Eu acho um dos melhores contos. Tudo a ver.

MISTRAL
Parece uma versão moderna da história do patinho feio. O belo e o feio dependem de onde são colocados. Talvez este seja o conto mais humano escrito por Fernando Farias sem cair no piegas. Muito Bom.

ELEFANTE
Este conto foi publicado no primeiro livro de Fernando Farias. Foi o campeão de comentários na internet. Engraçado, surreal e real. Um homem perseguido por um elefante pelas ruas de uma cidade grande, da mesma forma que há uma manada correndo atrás da gente agora sem nos percebamos.

0 comentários:

Minha lista de blogs

About This Blog

About This Blog

  © Blogger template Brooklyn by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP