domingo, 28 de dezembro de 2008

FRASES

Enquanto isso, durante o jantar de confraternização de Natal e Ano Novo.

Esta menina, na foto, caminha em uma favela no Haiti, sem dinheiro, mas cheia de orgulho: a capacidade de ter orgulho pessoal mesmo na adversidade. A garota tenta não se sujar no esgoto a céu aberto, misturado ao lixo e aos porcos se alimentando, numa demonstração vil de como a humanidade pode tratar seus semelhantes. Caminha descalça pela água, entre o mau cheiro e as doenças. Os porcos pretos pastam em uma ilha de lixo. O céu azul e as nuvens refletem na água suja. Ao fundo, as moradias da favela Cidade do Sol, com seus barracos corroídos pela ferrugem. A garota caminha, com água suja até o tornozelo. Seu cabelo penteado em tranças com fitas brancas. O vestido branco impecavelmente limpo. Ninguém sabe seu nome. A imagem venceu o concurso de foto do ano 2008 da UNICEF. A fotógrafa é a belga Alice Smeets. Não tive dúvidas ao ver esta foto em colocá-la no meu cartão de natal ou ano novo. Como disse o poeta, o Haiti é aqui.
Fernando Farias

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

EVENTOS

Fernando Farias no INTERPOÉTICA.
O maior acervo de poetas e escritores pernambucanos está no site Interpoética criado e editado pela poeta Cida Pedrosa e o webmaster Sennor Ramos. O contista Fernando Farias insiste em dizer que não é poeta, mas foi incluído por seus textos curtos. Para ver mais acesse
http://www.interpoetica.com/fernando_farias.htm
Em tempo: Cida Pedrosa faz parte do grupo Vozes Femininas, junto com a Silvana Meneses, a Suzana Moraes e Mariane Bigio. Veja na foto foto acima.



quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

AUDIO

Ficou lindo na voz da poetisa Mariane Bigio o Poeminha Lírico de autoria do contista Fernando Farias. Mariane impôs suavidade e um só tom do inicio ao fim, ao contrário do próprio autor que explode a parte final. O Poeminha foi lido esta semana na Rádio Universitária FM, do Recife, seguido de interessante comentário.
Escute Mariane Bigio 
http://www.pepoesia.blogspot.com/



segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

EVENTOS

Foto Magda Silva
URROS MASCULINOS ESTRÉIA


Artur Rogério, Biagio Picorelli e Bruno Piffardini e Fernando Farias. Estes cabras-macho vestidos de blusinha rosa formam o Urros Masculinos. Grupo de escritores, assim como o Vozes Femininas, foi formado para apresentações de poemas, contos e outras loucuras. Com muito bom humor, escrachando o machismo e idolatrando as mulheres. Esta foto é da apresentação no Centro de Cultura Luiz Freire, em Olinda, dentro das Quartas Literárias organizadas pela poeta Silvana Menezes.

EVENTOS

Adora-me ou te destruo.

Recife conta o Natal é o nome da coletânea de contos natalinos que a Prefeitura do Recife lançou em dezembro, durante a programação natalina do Recife. Editado pela Gerência Operacional de Literatura da Fundação de Cultura Cidade do Recife, coordenada pela mestra Heloisa Arcoverde, a coletânea conta com textos de 12 autores, entre eles Fernando Farias com o conto Adora-me ou te destruo.
Foto Sachiko Shonizaki

EVENTOS

PORTO DE GALINHAS - FLIPORTO
NÓS-POS


Fernando Farias se apresenta na Fliporto, Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas, no evento promovido pelo Grupo Nós Pós. Leitura do conto O resto da Maçã.

EVENTOS

PORTO DE GALINHAS
FLIPORTO / NÓS PÓS

Fernando Farias e Bruno Pifardinni - Foto de Silvinha Rangel


POEMINHA LIRICO
Fernando Farias

Amanheceu e a lua ainda no céu.
Gotas de orvalho
Nas pétalas róseas
Refletem os primeiros raios de sol.

Há uma brisa de paz
A energia do amor
As flores sorriem
Para um lindo arco-íris.

No lago perene
Brinca um beija flor
Abanando as asinhas
Fazendo ondinhas
Na lamina de água

O beija flor,
Como um Narciso,
Ver sua imagem refletida
E brinca.
Vendo suas cores cintilantes
Vendo seus olhos e seu bico
Vendo os dentes das piranhas
Que saltam, agarram os pezinhos
Puxam o beija flor para o fundo
Escuro do lago.

Atacam os olhos,
Arrancam os olhos,
Rasgam o papo do pobre animal,
Que sacode o que resta das asinhas
Que sangra
Esperneia
E morre
Todo mordido
Fudido
Nas águas do Capibaribe
Do Recife que fede
Cheio de merda.

Poema Lido por Bruno Pifardinni na Fliporto
· Homenagem aos poetas pernambucanos. Especial para o grande poeta Miró da Muribeca.

EVENTOS

Apresentação na Livraria Cultura do Recife, em 25 de outubro de 2008, dentro do aniversário do Grupo Nós Pós. Na oportunidade Fernando Farias leu um MANIFESTO contra o uso da camisinha de Vênus para salvar a vida de bilhões de espermatozóides, numa adaptação do conto Alpha de Centauro.

MINHAS FRASES

Escrever é um ato solitário como a masturbação. Com uma só mão e com muita fantasia na cabeça. Um livro publicado é resultado de vários orgasmos.

Trecho da introdução do Livro Vermelho de Fernando Farias

Meus contos

VIVENDO ENTRE TUBARÕES

Querida filha,

No mundo em que os peixes grandes comem os peixes pequenos e que se vive entre tubarões, todo cuidado é pouco para não se tornar um pescado.Talvez ser adaptável e mutante ao ambiente como um peixe-camaleão, se é que existe, seja a melhor forma de sobreviver. É salutar ter o tamanho das baleias, os dentes afiados das piranhas e a sutileza dos golfinhos.Saber nadar é estabelecer os ritmos de acordo com a velocidade dos cardumes e ter cuidado para não se aproximar muito das hélices.Fazer-se humilde e belo, como aqueles peixinhos japoneses de aquário, até o momento de se tornar verdadeiro e ser o tubarão que há dentro de todos nós.

Meus contos

DEUS ACREDITA EM MIM

Quando comprei um piano, meus dedos foram decepados num assalto. Quando minhas pernas foram amputadas, ganhei um carro na loteria. Quando comprei uma TV, tela plana de cristal, 90 polegadas, fiquei cego.Não. Não acho que Deus tenha raiva de mim. Acho que ele tem muito senso de humor; diverte-se comigo.Quando te encontrei me apaixonei, já estava velho e impotente. E ao declarar todo meu amor, você riu. Disse que eu era apenas um grande amigo.Espero que Deus não saiba que adoro o perfume das rosas.

Meus contos

MENINA CHINÊSA
Quando eu tocava piano nas praças verdes, era sempre outono. Ainda havia crianças negras brincando de amarelinhas. Eu esperava a mudança dos ciclos. O retorno da primavera. Só tocava os noturnos e as rapsódias.No teclado de um velho piano, a dualidade das cores, o Yin e o Yang em harmonia. A cada acorde saltavam das cordas as folhas secas em notas perfumadas.
No meu vazio cinza, buscava encontrar um colorido em minha vida. Mas ainda era outono. Eu olhava para cima e não via o fundo azul. O Sol era frio e Vênus insistia em brilhar entre nuvens.
Vi a moça de saia vermelha, a menina chinesa, com uma rosa nas mãos. Ela é branca, ela é bonita, e parece girar como num carrossel.Começou a chover quando a menina chinesa correu com as crianças para dançar nas poças d’água. Pulavam, espargindo as gotas, formando prismas, sujando as meias e encharcando os sapatos.A menina chinesa sorria, não para mim, mas, ironicamente, das minhas certezas, das minhas esperas. Brincando de esconde-esconde entre as árvores.


EVENTOS

Minha estréia no Espaço Burburinho. Leitura dos contos Xoxota Azul, Homem Não Chora e Alma Gêmea.

COMO ADQUIRIR OS LIVROS

O valor de cada livro é de apenas 5 reais para todo o Brasil sem despesas postais. Quatro livros por 20 reais. Fala seu pedido pelo e-mail:
fernando.farias7@hotmail.com

Minha lista de blogs

About This Blog

About This Blog

  © Blogger template Brooklyn by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP